sábado, 8 de março de 2014

Dia das Mulheres, o que comemorar?


Como se comemora o dia das mulheres em uma cidade em que uma mulher foi estuprada por três pessoas e ainda assim, após todo o trauma físico, moral e psicológico, vemos os chamados cidadãos de bem, munidos de todos os seus preconceitos, libertando-os em frases como: "essa daí? com essa roupa?", "pegou carona as quatro da madrugada e ainda queria ser respeitada?", "pediu para ser estuprada?" Repito, como se comemora e o que se comemora? 

Tendemos a culpabilizar a vítima, pois foi morto porque não tinha mais dinheiro para entregar, baleado por que andou na rua a noite, assaltado porque estava com o celular na mão no centro da cidade, violentada por que usou saia curta, agredido porque é gay. Se não fossem as vítimas viveríamos sem crimes. Foi violentada por ser mulher e culpabilizada pelo mesmo motivo, quando, na verdade, deveria ser respeitada por simplesmente existir.

"Se quer ser tratada como uma princesa, proceda como uma", na verdade, proceda como quiser, seja quem quiser ser, pois o respeito é seu por direito. Esqueça! Você merece mais do que um "feliz dia da mulher", um almoço fora e um bom sexo ao anoitecer. Merece uma sociedade que não te oprima por ter nascido com o sexo "frágil", regida por um padrão de beleza monetário e por imposições dos donos da moral e dos bons costumes. Liberte-se! Desamarre-se!

Ao invés de simplesmente levar um café da manhã na cama, respeite-a, como ser humano, como igual. Deixo uma reflexão, dos motivos que me levam a pensar que ainda falta muito para hoje, ser realmente o dia das mulheres.

Gostaria de fazer uma menção honrosa, pois, embora incluídas nas palavras acima, são esquecidas nos discursos direcionados ao dia de hoje: Viva a todas as mulheres trans*, afinal a identidade de gênero é auto-reconhecida e não um destino anatômico! Ninguém tem o menor direito sobre seu corpo e sobre a forma com qual você deve se identificar, isso a todas as mulheres. Sua luta é a luta por uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais próxima do mundo que idealizamos em nossos sonhos.

(Anderson Felix)

Um comentário:

  1. Olá,

    Gostaria de parabenizá-los não só pelo artigo, mas principalmente pela iniciativa do blog em informar os interessados pela nossa cidade.
    Sinto dores profundas e irreparáveis ao ler artigos baseados em fatos reais, que como esse, mostram o claro despreparo, em todos os termos, das nossas autoridades, nas injustiças que sempre recaem sobre os menos favorecidos...
    Espero que um dia, pessoas com senso crítico como o de vocês, possam assumir posições de liderança política... Vou ser a primeira a votar em vocês.....

    ResponderExcluir